Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu eu num blog

O meu eu num blog

Eutanásia em debate

Este assunto é daqueles que me deixa arrepiada.

...na verdade acho que nunca conseguirei ter uma ideia formada sobre se deve ou não ser legalizada.

Penso nos países em que já está em pratica este processo e passa-me pela cabeça mil e uma duvidas, imagino o profissional de saúde envolvido e fico horrorizada com a tensão emocional que deverá estar sujeito, piora muito mais quando penso como será para a família ou para a própria pessoa.

Acredito que alguém que possa optar pela eutanásia ou pela morte assistida faça uma reflexão muito profunda e solitária.

Para uma decisão de tal magnitude não pode haver opinião alheia e o caminho para dentro de si mesmo será infinitamente cruel.

Rever valores, filosofias, crenças, lembrar de tudo o que foi vivido, das pessoas queridas, dos bons e dos maus momentos...

isto tudo é para mim tão dificil de imaginar...

A Holanda, pioneira em medidas liberais inimagináveis na maior parte do mundo, como a legalização de drogas, a prostituição e o aborto, foi a primeira a ter o direito à morte abreviada e assistida por médicos. Mas a tensão é tão grande entre os idosos que muitos deles fogem com medo de serem vítimas de eutanásia a pedido da família, imaginam uma coisa destas?!

Bem sei que o tema deste debate "eutanásia" não significa apoiar nem defender a morte em si, que se espera com ele, promover uma reflexão no que diz respeito a uma morte mais suave e menos dolorosa que algumas pessoas optam por ter, em vez de sofrerem uma morte lenta e padecida, mas assusta-me realmente, porque  vários estudos  já mostraram que a razão pela qual os pacientes optam pelo suicídio assistido não é devido às dores e aos sintomas de suas doenças, mas sim à depressão e muitas dessas pessoas não têm nenhum apoio ou temem ser um fardo para suas famílias. 

Para Reflectir....

sem nome.png

 

 

 

Blogs Portugal